Consequências da Revolução IslâmicaUma das principais consequências da revolução foi o rompimento do Irã com os Estados Unidos, que desde então não mantêm relações diplomáticas. Os americanos se viram sem um de seus maiores aliados. Para compensar a perda do Irã, os EUA se aproximaram do país vizinho, o Iraque, onde o jovem vice-presidente havia tomado o poder recentemente por meio de um golpe de estado. Seu nome? Saddam Hussein.
Pois é. Inicialmente, o ditador iraquiano foi um aliado estratégico dos americanos no Oriente Médio. A guerra começou em 1980 por um motivo que, teoricamente, não seria suficiente para iniciar hostilidades entre Irã e Iraque: o controle do Chatt-el-Arab, um canal que liga o Iraque ao Golfo Pérsico, por meio do qual é escoada a produção petrolífera do país. Embora a margem oriental do canal fosse controlada pelos iranianos, qualquer embarcação podia atravessá-lo sem problemas rumo ao Iraque.
Os galeses deverão torcer para um empate ou derrota do Estados Unidos, que enfrenta a líder do grupo, Inglaterra. Já o Irã, na última posição, pode ser eliminada da Copa caso seja derrotada. A equipe foi goleada pela Inglaterra por 6 a 2 no jogo de estreia e caso perca novamente, não possuirá mais chances de se classificar. CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA DO MUNDO NA EXAME Que horas começa e onde assistir ao vivo Pais de Gales x Irã A partida entre País de Gales x Irã, às 7h, será transmitida pela TV Globo, Globoplay e SporTV. A EXAME acompanha a partida em tempo real.
Irã pede que Estados Unidos seja excluído da Copa do Mundo
Copa: entenda por que Irã quer exclusão dos EUA da Copa
País de Gales x Irã AO VIVO: Siga TUDO da Copa do Mundo no Qatar em TEMPO REAL8hPedro Ivo Almeida, +2 Mais5hPedro Ivo Almeida, +2 Mais3hFrancisco De Laurentiis, +2 Mais5hFrancisco De Laurentiis, +2 Mais6hPedro Ivo Almeida, +2 Mais6hPedro Ivo Almeida, +2 Mais6hThiago Cara, de Doha (QAT)5hPedro Ivo Almeida, +2 Mais7hPedro Ivo Almeida, +2 Mais7hPedro Ivo Almeida, +2 Mais2hFrancisco De Laurentiis, +2 Mais2hFrancisco De Laurentiis, +2 Mais12hMendel Bydlowski, +2 Mais16hFrancisco De Laurentiis, de Doha (QAT)13hFrancisco De Laurentiis, de Doha (QAT)4dThiago Cara, de Lusail (QAT)4dFrancisco De Laurentiis, de Doha (QAT)4dAndré Linares, com redação do ESPN. com. br8dGustavo Faldon, +3 Mais9dFrancisco De Laurentiis, de Doha (QAT)Acompanhe o tempo real de País de Gales x Irã, pelo grupo B da Copa do Mundo do Qatar Arte/ESPNFacebookTwitterFacebook Messengere-mailFacebookTwitterFacebook MessengerPintereste-mailPaís de Gales e Irã abrem a segunda rodada da fase de grupos do Mundial do QatarNo sexto dia de Copa do Mundo, tem início a segunda rodada da fase de grupos.
Irã pede exclusão dos EUA da Copa do Mundo após
Crise e guerra: rivais na Copa, Irã e Estados Unidos vivem de tensõesUma das maiores rivalidades do mundo contemporâneo pode ter um desfecho inusitado na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Inimigos geopolíticos, Estados Unidos e Irã fazem parte do mesmo grupo na competição e se enfrentarão no próximo dia 29, a partir das 16h, no Al Thumama, em jogo que definirá classificação para a próxima fase. A última vez em que as duas equipes se enfrentaram foi em 1998, na França, e a nação do Golfo levou a melhor, ganhando de 2 a 1. Além dos dois, Inglaterra e País de Gales fecham o grupo B.
País de Gales x Irã: como assistir ao vivo e horário do jogo da Copa do Mundo hoje | ExamePaís de Gales e Irã se enfrentam nesta sexta-feira, 25, às 7h, no estádio Al Rayyan, no Catar. A partida é válida pela segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo Fifa 2022. AGENDA DE JOGOS DE HOJE: Veja as partidas desta sexta-feira da Copa do Mundo Após empate contra os Estados Unidos no jogo de estreia, o País de Gales precisa vencer para ter chances de classificação para a próxima fase.
Mesmo assim, Saddam Hussein reivindicou o controle total do estreito. Diante da recusa iraniana em ceder seu território, tropas de Saddam invadiram o Irã e destruíram o que era então a maior refinaria de petróleo do mundo, em Abadã. E assim dois países pobres, altamente dependentes da exportação do petróleo, mantiveram um conflito que se dava principalmente por meio de batalhas de infantaria, custando a vida de milhares de soldados e das populações das regiões fronteiriças. O Iraque, que sofreu um pesado contra-ataque iraniano em 1982, foi apoiado principalmente pelos EUA e por outras nações do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, cujas elites não viam com bons olhos a expansão do fundamentalismo islâmico, representado pelo Irã. Massacre dos curdosO conflito, travado majoritariamente em solo iraquiano, se caracterizou por vitórias alternadas de ambos os lados, configurando um equilíbrio entre os beligerantes, embora o Irã tivesse uma população três vezes maior.
Golpe de Estado de 1953No entanto, mesmo com a expectativa de uma guerra iminente, a relação entre norte-americanos e iranianos nem sempre foi de conflito. Na verdade, o histórico de amizade e aliança entre os dois é antigo, no qual ambos viviam de forma amistosa. Porém, em 1953, a união entre os dois países ficou ameaçada por conta de um golpe de Estado programado pelos americanos para depor o primeiro-ministro iraniano democraticamente eleito, Mohammed Mossadegh, restaurando a monarquia no país com a ascensão do xá Mohamed Reza Pahlevi. Orquestrado pela CIA (Agência Central de Inteligência americana) com a ajuda do MI6 (Inteligência Militar seção 6 do Serviço Secreto britânico), a operação nomeada de 'Ajax' deu certo e é até hoje considerada um dos pilares para a animosidade entre iranianos e norte-americanos.
Irã x EUA » Placar ao vivo e transmissão, odds e estatísticas
Irã x Estados Unidos: onde assistir ao jogo pela Copa do Mundo
Fora dos gramados, no entanto, a situação dos dois países é de tensão e guerra, com ameaça de conflito armado direto e promessa de vingança. Em 2020, o aeroporto de Bagdá, no Iraque, foi bombardeado por forças americanas após uma ordem direta do então presidente Donald Trump. Nesse bombardeio, dois dos mais importantes líderes iranianos foram mortos, o que gerou uma crise entre Estados Unidos e Irã. Entre eles, estão o comandante das Forças Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, o brigadeiro-general Qasem Soleimani, considerado a figura militar de maior relevância no país; e o número 2 das Forças de Mobilização Popular (FMP), o comandante Abu Mahdi al-Muhandis. A partir desse momento, o governo iraniano prometeu vingança e o clima ameno entre os dois países tornou-se insustentável.
País de Gales x Irã AO VIVO: Siga TUDO da Copa do Mundo
Guerra Irã-Iraque: Contra o Irã, EUA se aliaram a Saddam HusseinEm 1980, Irã e Iraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA no Oriente Médio. O conflito, que terminou no dia 20 de agosto de 1988, sem vencedores, é um fato histórico que ajuda a entender importantes conflitos posteriores no Oriente Médio, a exemplo da Guerra do Golfo (1991) e da Guerra do Iraque (2003).
Até 1979, o Irã era um dos maiores aliados dos Estados Unidos na região - estratégica por abrigar a maior parte das reservas mundiais de petróleo. Neste ano, o país sofreu a Revolução Islâmica, que resultou na deposição do Xá (imperador) Reza Pahlevi e na posse do aiatolá (chefe religioso) Ruhollah Khomeini como líder máximo do país. Xiitas no poderO Irã deixava de ser uma monarquia alinhada ao Ocidente para se tornar uma brutal ditadura fundamentalista islâmica. O fato de a população ser de maioria xiita (islâmicos radicais) explica a maciça adesão à revolução. Khomeini defendia a expansão da revolução, o que criou atritos com outras nações do Oriente Médio, e criticava abertamente os EUA, acusando-os de corromper os valores islâmicos.
O apoio dos Estados Unidos ao governo autoritário de Pahlevi foi o estopim que alimentou a Revolução Islâmica de 1979. Revolução de 79Em fevereiro, o Irã recebia de volta o aiatolá Ruhollah M? savi Khomeini, que até então vivia no exílio em Paris por conta de suas críticas ao governo. Ao lado de esquerdistas, liberais e muçulmanos tradicionalistas insatisfeitos com a corrupção e o autoritarismo de Pahlavi, Khomeini deu início à queda do monarca e à instauração da República Islâmica do Irã. Em novembro do mesmo ano, um grupo de manifestantes invadiu a embaixada americana em Teerã, fazendo diplomatas e cidadãos americanos como reféns por 444 dias.
Assistir jogo da Inglaterra hoje online x Irã na Copa do Mundo